Olá pessoal, boa tarde!
Hoje o assunto é de utilidade pública. O sonho do brasileiro é sair do aluguel, e com motivos. Muitos de nós não temos a segurança de ter a moradia garantida para os meses seguintes. Isso gera um stress muito grande e também diminui as suas chances de ter sucesso, já que você não pode arriscar, tendo a continha do aluguel ali pra pagar todo mês.
Comprar um apartamento não é a solução para a sua geração, afinal, quem nasce pobre dificilmente vai ter um resultado de segurança a vida toda sem ganhar na loteria. Sim, eu sou pessimista mesmo. Se você é pessimista também mas quer garantir um futuro para sua prole ou futura prole, eu sugiro conhecer melhor os benefícios sociais que o governo (ainda) te oferece. É, isso aí, usar da sua pobreza para tentar ficar menos pobre. Se os ricos usam a riqueza pra garantir os empregos para sua prole, você pode usar sua pobreza para tentar garantir um teto pra sua prole também, nada mais justo.
Enfim, se a sociedade é justa ou não, fica a seu critério, hoje o conteúdo é informativo.
Você pode clicar nesse LINK, ou seguir o caminho do google:
Vamos lá, primeiro, procure no google: "MCMV SIMULADOR" sem aspas, e vai aparecer a tela abaixo:
Depois disso desça a tela e clique na opção abaixo:
Clique em
Simulador, vai abrir a tela abaixo:
Se você já viu um apezinho de 37m² e custa 210 mil, por exemplo o Memory Analia Franco, da construtora Engelux, coloque esse valor no Valor aproximado do imóvel:
Selecione também Imóvel Novo, que é o coberto pelo programa, e qual a cidade que você vai simular.
Clique em próxima etapa.
Se você é solteiro marque as opções abaixo apenas, não sugiro compor renda. Eu pus uma renda estimada de 3.500 reais.
Depois de clicar em próxima etapa, vai aparecer a tela abaixo:
Clique em Programa Casa Verde e Amarela (TR+Taxa Juros)
Você aguarda carregar, vai aparecer a tela assim:
Eu fui ali em Sistema de Amortização e mudei para PRICE, em que você paga mais juros, mas permitem uma entrada menor.

Consegui reduzir a entrada para uns 50 mil. Vamos supor que demore uns 3 anos para sair esse apartamento, você pagaria na entrada por mês, 1400 reais. É dinheiro, é, porém tem um pulo do gato que só te contam na construtora, para te fazer acreditar que eles te ajudaram. Mas não é assim, o programa permite que você use seu FGTS. Vamos supor que você tenha 15 mil reais no FGTS, parado lá na sua conta. Esse valor pode ser descontado da entrada ou do financiamento. Se você descontar da entrada, você fica com uma parcela de entrada inicial de 972 reais. Se tiver mais, diminui mais ainda a parcela da entrada. Como fazer a conta da parcela da entrada? Pegue o valor da entrada e divida pelo número de anos que vai tomar para a construção ser finalizada e o número de meses no ano. Ou seja, 3 anos, 12 meses por ano, dá 36 meses de entrada. 50 mil reais por 36 meses dá 1400 reais aproximadamente, 35mil reais (descontando seu FGTS), dá 972 reais por mês. Como 972 reais não excede um terço do seu salário, você pode financiar sozinho um apartamento de 210 mil reais pela menor taxa do mercado, pagando menos do que pagaria no aluguel. Mas lembre-se, você só vai poder morar dali 3 anos. Bom, supondo que você goste da ideia, e queira continua, você desce a tela:
Então, seu valor de prestação é de 1035 reais, aproximadamente. Nada mal comparado ao valor de aluguel no Anália Franco.
Não recomendo você comprar um apartamento desse valor se não puder mesmo pagar e precisar de fiador. Eu te recomendaria ir atrás do
CDHU. Recomendo é: se atentar a essas chances de ter uma casa própria, mesmo que não seja a dos seus sonhos, para que você consiga no futuro construir uma casa melhor, ou vender a sua atual de programa do governo.
Se tiverem alguma dúvida comentem aí, e boa sorte!
Abraços
Tamires
Comentários
Postar um comentário